sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Caspa e seus mitos!



A caspa é uma doença desagradável e crônica, ou seja, que não tem cura e pode ser causado por várias coisas, como pré-disposição genética, estresse, ansiedade, depressão, banhos muito quentes e até obesidade. Hoje em dia, com a quantidade de produtos químicos que usamos nos cabelos, temos mais chances de desenvolver a caspa. Então, separei para vocês algumas informações da entrevista com a médica Daniela Nunes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Algumas medidas simples, no entanto, podem prevenir o surgimento da doença:
Lavar o couro cabeludo regularmente e com um xampu adequado, massagear bem o couro cabeludo durante a lavagem, evitar banhos com água quente, e evitar ficar muitas horas de chapéu ou boné ajudam na prevenção. Outro problema, de acordo com a médica, é lavar de forma errada o cabelo aplicando o condicionador desde a raiz. Lembrem-se: o condicionador não deve ser aplicado na raiz mesmo nos casos de cabelos secos.
Um dos tratamentos mais simples para quem já tem  é usar xampus anticaspa. Há várias opções disponíveis no mercado com preços bastante variados (veja lista no fim da página).

A dermatologista explica que a diferença entre um produto barato e outro caro está nos ativos, nas concentrações e nas substâncias que devolvem a maciez ao cabelo. Em geral, xampus anticaspa muito baratos servem para uma caspa leve e podem ressecar muito o cabelo, já os xampus mais caros resolvem até mesmo o tipo de caspa mais avançada, não ressecando tanto os fios.

Mito x Verdade

Lavar a cabeça todos os dias melhora a caspa.
Mito: O tratamento da caspa deve ser feito com xampus específicos que combatam a oleosidade e a proliferação dos fungos. Então, usar xampu normal todos os dias não adiantará.

O uso contínuo de xampus específicos para o tratamento da caspa resseca os cabelos.
Verdade: O ressecamento dos cabelos está relacionado às propriedades cosméticas e farmacêuticas de cada xampu. Porém, o seu dermatologista irá prescrever a condição ideal de uso de xampus que tratem o seu couro cabeludo sem ressecar os fios. Pode ser indicado até o rodízio de xampus durante a semana.

Caspa não tem cura.
Verdade: Não existe uma medicação que acabe definitivamente com a caspa, mas a doença pode ser mantida sob controle com o uso de certos medicamentos.

A caspa é contagiosa.
Mito: A caspa é uma doença genética, constitucional, ou seja, relacionada às características do próprio paciente, não sendo transmitida por contato direto ou por objetos de uso pessoal.

Lavar a cabeça com água quente piora a caspa.
Verdade: Altas temperaturas aumentam a oleosidade do couro cabeludo piorando a caspa e favorecendo, por consequência, a queda dos cabelos.
Escova progressiva aumenta a quantidade de caspa.
Mito: Quem nunca teve caspa não vai ter porque fez algum tratamento no cabelo, mas quem tem predisposição pode desenvolver o problema devido a uma escova progressiva sim.

Suco de limão ou de tomate no couro cabeludo são medidas caseiras para se tratar a caspa.
Mito: Não há estudos científicos que comprovem essas técnicas. O suco de limão pode até causar outros problemas se a pessoa não retirá-lo por completo do couro cabeludo, pois o limão em contato com o sol pode gerar queimaduras.

Separei alguns produtos para vocês:

WELLA PROFESSIONALS LIFETEX BALANCED ANTI-DANDRUFF
SENSCIENCE SPECIALTY SHAMPOO ANTI-DANDRUFF
TÂNAGRA PERSONAL HAIR SHAMPOO ANTICASPA

L´ORÉAL PROFESSIONNEL SCALP CARE INSTANT CLEAR
SCHWARZKOPF BONACURE DANDRUFF EXPERT SHAMPOO
CLEAR ANTI-CASPA
VICHY SHAMPOO PARA TRATAMENTO ANTI-CASPA OLEOSA E SECA

Então amigas, espero que tenham gostado da seleção de informações. Agora, e vocês? Tem algum produto que conhecem que tenham gostado?

Beijooooooos da Tati


Fonte: Google, Sociedade de Dermatologia

Nenhum comentário: